sábado, 15 de setembro de 2012

E a gente vai se adaptando

Danilo está em casa! Graças a Deus por isso, mas isso significa muita coisa: que ele está bem de saúde, que o cheirinho dele enche o nosso lar, que eu e o maridão somos pessoas que encaram a vida de outra forma agora, que nós não dormimos mais a noite inteira e muito menos até mais tarde... Enfim, o Danilo chegou trazendo muitas mudanças e em todas elas somos felizes.

Estamos num período de adaptação, a primeira delas é em relação a amamentação. Como é difícil amamentar! Até hoje essa tem sido o momento mais difícil dessa nova rotina, primeiro porque no hospital Danilo mamava leite materno e leite artificial, (vou chamá-lo aqui de LA), por isso aqui em casa ele continua com esta mesma dieta, pois eu achei que era justo continuar com algo que ele já estava adaptado, fazemos assim, durante o dia ele mama no peito e na madrugada (2 vezes) ele mama o LA, é bom que eu posso descansar também porque o papai assume uma destas mamadas... Só que há um detalhe muito importante, no hospital Danilo recebia soro e isso fazia com que ele mamasse apenas de 3 em 3 horas, mas em casa não tem sido assim, como não tem soro (graças a Deus ele não precisa desse soro, né!) ele sente fome em horários variados e como ele ainda é um recém nascido a sua amamentação deve ser livre.No início ele tinha um intervalo de 2h mais ou menos,mas a alguns dias ele começou a mamar com muita frequencia, muita mesmo, ele fica em média uns 30 minutos no peito e dorme e tem momentos do dia que ele acorda 1 hora depois querendo mamar denovo, já houve dias que o intervalo foi menor, com o LA o intervalo fica sendo quase sempre de 2h30min. Para você ter uma ideia melhor do que eu estou falando, de uma semana para a outra o Danilo passou a mamar de 8 vezes por dia para aproximadamente 11 a 13 vezes, não é uma rotina fácil - eu não estou reclamando - mas eu fiquei meio pirada estes dias achando que o meu leite não estava sendo suficiente para o Danilo porque ele tem tido necessidade de mamar mais vezes e também porque na maioria delas quando ele mama na mamadeira nem sempre ele toma a quantidade que deveria, mas já houve vezes de ultrapassar a quantidade estipulada, vai entender!
O pediatra disse que isso é normal, que os bebês não estipulam horário mesmo e então fiquei mais tranquila e este momento tem sido um pouco mais tranquilo porque não tenho mais que me preocupar em relação ao meu leite... Uma prova que o pediatra me deu de que a amamnetação está bem da forma que estou fazendo  é que Danilo já engordou bastante, agora ele pesa 3.400Kg e cresceu 4cm, sua medida agora é de 50cm, meu bebê está uma bolinha linda! rs. Não posso dizer que para mim as mamadas estão 100% tranquilas porque como a frequencia delas aumentaram as minhas mamas ficam assadas e isso me causa dor, mas não chega a ser terrível porque a dor só é forte na primeira sugada, depois fica mais tranquilo. Quando essa "assadura" está mais forte eu corro para o LA e substituo uma mamada durante o dia, daí tenho um intervalinho para me restabelecer para a próxima chamada do Danilo.
Já aprendi uma coisa nestas semanas como mãe, os pediatras são anjos que nos auxiliam muito, mas o instinto materno deve ser muito valorizado também, pois só os pais sabem da rotina dos babys em casa. O pediatra do Danilo, por exemplo, não aprova o LA durante o dia, mas tem horas que eu preciso sim recorrer a ele e então tenho tentado somar os conselhos médicos com as minhas percepções de mãe. Espero que isso continue dando certo!

Agora que o Danilo já tem quase 1 mês (dia 18/09 ele completa o primeiro mês) tenho conseguido me organizar um pouco melhor (só um pouco, rs), mas o suficiente para conseguir tirar algumas dúvidas nos blogs e sites sobre os assuntos da maternidade, principalmente sobre amamentação e uma coisa que eu percebi é que o Danilo não teve nenhuma dificuldade de se adaptar com uma mamadeira ou chupeta específica, compramos para ele a mesma marca que ele usou no hospital (NUK) que ele se adaptou de primeira. Outra coisa, que pelo menos até agora está tranquilo é o fato de estarmos alternando a mamadeira e o peito com ele, me parece que para o Danilo tanto faz se ele vai mamar no peito (que é o mais frequente para ele) ou a mamadeira, o que ele quer mesmo é matar a fome, da forma que for.

Ah, preciso dizer que a minha rotina está batante puxada, mas que com certeza estaria muito mais difícil se o papai/ maridão não estivesse sendo um pai tão presente e dedicado.

Para terminar, o Danilo ainda não pode receber visitas por enquanto (a partir de outubro todos poderão conhecê-lo), mas mesmo assim os amigos e familiares tem se mostrados tão carinhosos com ele, os telefonemas e recadinhos por e-mail ou Facebook são frequentes, muito obrigada!

Gostaria de contar mais novidades, mas o Danilo já está acordando de novo, por isso vou parar por aqui. Até o próximo post!


2 comentários:

  1. Nathalia estou com um bb internado na mesma situação pela qual vc passou,(vitoriosa parabens).bom preciso muito falar com uma mãe que passou porisso,ter seu filho internado no CTI,tbm da octaviano neves,coincidentemente.
    Por favor,te peço que me passe um contato seu ou meu tel é: 31 3077-4261
    Não vou incomoda-la,apenas preciso ouvir um caso de sucesso pra me dar forças.
    De mãe pra mãe agradeço desde ja. bjs,fiquem c deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katiuscia, sei que estes dias não tem sido fáceis para vc, mas uma coisa eu posso te dizer, vai passar!
      Anota o meu e-mail que daí podemos nos comunicar melhor e nele te passo meu celular: nathaliamnunes@gmail.com
      Com certeza será um prazer te ajudar (de alguma forma). Os nossos bebês são mais fortes do que imaginamos e por isso não se desepere, ele está em ótimas mãos, o pessoal da Neo Center é ótimo e fará ao máximo pelo seu bebê. Deus abençoe!

      Excluir