sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Balanço do 1° mês


Oiê!! Eu sei que estou um pouco sumida, mas como era de se esperar a rotina aqui em casa mudou muito e aos poucos estamos nos adaptando, inclusive o Danilo, que também está se acostumando ao mundo fora da barriga da mamãe.
No início ele só dormia, mamava e fazia muita caquinha, mas agora, depois do primeiro mês (é, eu não postei aqui, mas no último dia 18/09 o bebê mais lindo fez seu primeiro mêsversário), Danilo agora dorme, mama, faz menos caquinha (tem dia que ele nem faz cocô) e fica algumas horas acordado observando o ambiente a sua volta... Está cada dia mais espertinho.

Como tenho vários assuntos para contar, vou dividi-los em subtítulos para não ficar confuso, ta?

Amamentação
Eu já contei aqui que Danilo mama muito, ele continua assim, mas agora eu já consigo distinguir que nem todas as vezes que ele demonstra está com fome ele realmente está algumas vezes ele mama e em seguida vomita ou golfa, por isso, se o intervalo entre uma mamada e outra for menor que 1 hora eu tento primeiro dar a chupeta, brincar com ele, fazer carinho (tudo isso com ele no meu colo), troco a fralda e depois de um tempo se ele continuar agitado, "comendo" a mãozinha, aí sim eu o alimento. 
Dizem que quando o bebê quer mamar o tempo todo é para chamar a atenção da mãe e principalmente porque quer colo, eu acredito nessa teoria, mas só não entendo porque o Danilo faz isso as vezes, já que eu gosto de ficar com ele no colo e brincar sempre que ele está acordado e na maioria das vezes que carrego ele para arrotar fico abraçadinha com ele mais tempo do que é preciso... Como muitas outras coisas, deve ser parte da fase que ele está, né?!
Alguns dias atrás, senti muita (muita mesmo) dor nas mamas, a dor era no início da sucção e observei depois que o seio direito doía mais e de uma hora para a outra se tornou insuportável amamentar nesse lado, pois a mama queimava o tempo todo, cheguei a ter calafrios, desconfiei de mastite, mas como não tive febre pude constatar que não era. Decidi suspender por uns dois dias de amamentar o Danilo direto nas minhas mamas, comecei a tirar o leite com a bombinha e separei as quantidades para cada mamada, fiquei surpreendida porque na primeira vez que fiz a ordenha retirei 180 ml de leite, quando Danilo estava internado o máximo que havia conseguido tirar de uma unica vez era 90 ml. Foi aí que pesquisando na internet percebi que a dor que eu sentia era devido a grande quantidade de leite que estava produzindo. Isso deve ter acontecido porque Danilo passou a mamar mais vezes e logo, meu corpo precisava produzir o leite em maior quantidade.
Claro que até tomar esta decisão eu chorei um monte pensando que iria correr o risco do Danilo não querer mais mamar no peito, pois a mamadeira seria mais fácil, mas como eu realmente não estava mais suportando aquela dor precisei fazer isso... Descançar a mama deu certo, fiquei quase dois dias completos usando somente a bombinha, tomando paracetamol, hidratando os seios, passando pomada e etc. Depois desse período, às 06 horas da manhã do terceiro dia dei de mamar ao Danilo nas duas mamas e não havia mais toda aquela dor, apenas um incômodo. E o que eu mais temia não aconteceu, Danilo voltou a mamar no peito - parece que para ele o que importa é matar a fome, rs - A única diferença é que depois deste período parece que a produção de leite estabilizou. Aconteceram vezes de o Danilo querer mamar com um intervalo tão curto de uma mamada e outra que não deu tempo do peito encher e eu acabei tendo que complementar com leite artificial.
Acho que amamentação será sempre um tópico nos próximos posts, pois sempre há uma dúvida ou novidade em relação a este assunto.

Pediatra
Uma coisa que tenho observado depois que me tornei mãe é que a classe pediátrica é bastante dividida, pois até agora dos quatro profissionais que ouvi (2 do CTI e 2 de consultas periódicas) é que nunca saberemos o que realmente é o ideal para cuidar do nosso filhote, um diz para dar chazinho e água, outro diz para não dar, um diz que o bebê deve dormir de barriga para cima, outro diz que deve ser de lado... Com certeza descobriremos mais opiniões divididas sobre outros assuntos ao longo das próximas consultas, por isso, a cada dia entendo que o instinto materno/ paterno vale muito.

Troca de fraldas
Tenho como rotina trocar a fralda do Danilo a cada três horas, ou antes, disso, quando necessário. Nas últimas duas semanas ele diminuiu a quantidade de vezes em que faz coco ao longo do dia, antes ele fazia até oito vezes, hoje em dia ele tem feito uma ou duas vezes ao dia e de três a quatro vezes por semana. De acordo com o pediatra até cinco dias sem evacuar é normal. 
Apesar de não evacuar todos os dias, Danilo não parece incomodado sempre por isso, quando ele está mais agitado por conta disso o remedinho de cólicas e gases resolve o problema e ele volta ao bom humor.

Crescimento
As fotos e roupinhas tem sido a nossa referência para perceber o quanto o Danilo está crescendo e engordando, é impressionante como os pais ficam apreensivos querendo a todo instante saber o quanto o seu baby já cresceu e engordou, é como se estes dados fossem um boletim que traz as notas que os pais recebem: se o bebê ganhou muito peso e cresceu você se sente como se tivesse recebido um "A" do professor, rs. De acordo com as roupinhas e fotos do Danilo, eu e Dani estamos sendo aprovados. Ebaa!!

Noites de sono
Posso dizer que nossas noites tem sido de sono, nem sempre se sonhos, isso porque sono é o que não falta para nós, rs. Gostaríamos de sonhar, mas nem sempre é possível. Danilo até dorme bastante, mas tem noites (principalmente no calor) que ele acorda muitas vezes querendo mamar e se ele acorda já sabemos que por pelo menos uma hora eu ficarei acordada, pois tenho que trocá-lo, dar de mamar e fazê-lo arrotar, então é correr para cama e tentar dormir o mais rápido possível sem saber por quanto tempo esse cochilo durará.
Como nos últimos dias o frio chegou temos conseguido dormir bem melhor, Danilo tem acordado apenas duas vezes na noite (por exemplo: Dani da à mamadeira 00:00h, eu dou o peito as 04:00h e depois as 07:00 ou 08:00h) e sempre que possível voltamos todos a dormir até as 10h, noites como estas dão uma renovada nesses pais de primeira viagem que conseguem dormir um pouco melhor.

Berço ou carrinho?
Danilo tem dormido no carrinho ao lado da nossa cama, pois ele era muito pequeno e não tinha se adaptado ao bercinho portátil que um casal de amigos nos emprestou, ele atravessava o berço todo e chorava por está descoberto. Agora que ele está maiorzinho já estamos “ensaiando” para ele dormir no seu berço (o que é fixo no seu quarto), por isso em alguns dias, durante o dia eu tenho o deixado dormir lá, isso significa que aonde vou à babá eletrônica vai atrás e a cada gemidinho mais estranho eu corro no quarto para ver se está tudo bem (ai que arrependimento de não ter comprado uma babá eletrônica com vídeo). Estou percebendo que este “ensaio” está acontecendo por minha causa e não pelo Danilo... É eu estou apegada demais ao meu filhote e fico temerosa de deixa-lo dormir no outro quarto, mas também sei que é preciso e tem mais conforto para ele que está crescendo e por isso o carrinho está ficando pequeno para ele.

Resumindo, esse é o balanço do nosso primeiro mês como pais. A cada dia tenho mais alegria por ter escolhido como marido e pai para meu filho um homem tão dedicado e amoroso, se  Dani está em casa, o trabalho da casa e a dedicação ao Danilo fica por nossa conta, não é uma tarefa só minha, sabe?! Tenho um maridão!
E por falar em trabalho de casa, eu preciso agradecer muito aos meus pais que estão sempre que eu preciso aqui: lavando, passando, cozinhando... Dando-me a maior força. Obrigada mame e papi J

Preciso parar por aqui... Até o próximo post!




Nenhum comentário:

Postar um comentário