quinta-feira, 30 de agosto de 2012

36, 37 semanas - Danilo chegou!!

Queridos amigos e leitores, o texto abaixo em destaque foi o rascunho que escrevi no final da 36° semana, mas por causa de uma correria enorme não pude concluir este texto e postá-lo. Ao fim deste vou contar o que se passou depois destes dias até o dia 18, quando nasceu o menino mais lindo deste mundo, rs.

36 Semanas
Gente, gente! Aconteceram tantas coisas esta semana que parece que ela durou mais que 7 dias, vou tentar contar tudinho, rs.
A semana começou com comemoração devido ao primeiro Dia dos Pais do papai Dani, a primeira parte do dia ficamos separados. O maridão foi trabalhar e em seguida almoçar com o sogro (que experimentou o primeiro dia dos pais como vovô - papai em dobro), eu (mamãe) e Danilo fomos para a casa dos meus pais e também comemoramos este dia com um almoço. Antes de eu sair de casa escrevi no espelho um recadinho para o mais novo papai e mais tarde também lhe entreguei um cartão em nome do Danilo. O marido/ papai adorou, ficou todo bobo com o mimo do filhote, rs.
Lembra que eu disse que não gostamos da Dra. e do local que fizemos a nossa última ultra? Então, estávamos certos em desconfiar que alguma coisa estava errada. Na quarta tive mais uma consulta pré natal e a Dra. viu todos os exames de sangue que estavam ótimos, só que ela me pediu para repetir a ultra, pois algumas informações não "batiam" com os antigos exames (vou explicar daqui a pouco o que estava acusando neste exame). O que a médica nos disse é que só poderíamos conversar sobre o parto depois que este exame fosse refeito, pois se ele estivesse errado a conversa seria uma, mas se estivesse correto seria outra, ela nos indicou um local e profissional e fomos até la. Conseguimos agendar este exame para quinta pela manhã e lá estávamos nós.
O Dr. que nos atendeu foi bastante atencioso, nos explicou tudo direitinho... O que se passa é que a minha placenta está no Grau III, o que significa que ela está muito mais madura do que deveria para esta fase da gestação - ela (a placenta) está como deveria estar com 40 semanas e não 36 e o Danilo está com 45 cm e 2.250 Kg, que é considerado um bebê pequeno, mas dentro do limite aceitável para um feto nessa idade. Esta ultra foi importante porque uma coisa precisava ficar clara em relação a isso, se o Danilo estivesse pequeno porque não estava recebendo nutrientes ou bombeamento sanguíneo isso seria um problema, mas graças a Deus a ultrassonografia mostrou que ele está super saudável, recebendo todos os nutrientes direitinho (assim foi durante toda a gestação).
Acabando o exame fomos (eu e o papai) novamente para o consultório da minha médica que ficou feliz com os resultados. Como não será ela que fará meu parto ela me deu o seguinte conselho, que eu vá para a maternidade que escolhi para o nascimento do Danilo no sábado (quando começa a 37a semana) e consulte com o obstetra que fará o parto. Ela acrescentou que se fosse ela marcaríamos mais uma ultra na próxima semana e encerraríamos a gestação na semana 38. Claro, se o Danilo por vontade própria não chegar antes (com parto normal).

Eu iria completar este post dizendo que a partir desta consulta comecei a pensar que existia a possibilidade de eu não ter um parto normal, de não viver uma "cena de novela" daquelas de acordar no meio da noite gritando "minha bolsa estourou...". Tudo estava bem, mas de um dia para o outro muita coisa mudou.

37 Semanas
O sábado (18/08/2012) chegou e com ele uma nova semana da gestação, a Cristina (prima do maridão e nossa vizinha) nos ofereceu uma carona para a maternidade na minha primeira consulta com o obstetra que faria meu parto... Ah, esqueci de contar um detalhe, a médica qua acompanhou minha gravidez me disse para ir nessa consulta em jejum, pois poderia existir a possibilidade do parto ser feito naquele dia. E assim eu fiz, fomos para o hospital: eu, o papai Dani, a Cristina e as malas para caso o parto fosse feito.
.
Olha aí minha última foto com o barrigão
Eu não acreditei que o médico me seguraria na maternidade para o parto, por isso pedi a minha sogra para fazer uma feijoada pra mim, pois passaríamos o dia com "os Nunes" após esta consulta. Como o maridão estava confiante no parto para aquele dia ele combinou que avisaria se daria ou não para almoçarmos a tão desejada feijoada ou se ao invés disso todos deveriam correr para a maternidade.
Bem... Depois de algum tempo de espera  fomos para o consultório do Dr. Norton. Ele é jovem, mas bastante experiente e realista (essa é uma característica importante para explicar o motivo  de termos adiantado o parto). Ao conhecê-lo contei a ele como foi tranquilo o meu pré-natal, lhe mostrei todos os exames e relatei as mudanças que ocorreram em relação a minha placenta e foi aí que o tom da conversa mudou.
Assim que ele me ouviu e leu os meus últimos exames ele me perguntou: "você tem ciência do que está acontecendo?" Eu respondi que entendia que a placenta estava envelhecida, mas que segundo a minha médica não era algo perigoso (eu disse isso nas minhas palavras) porque os nutrientes e bombeamento sanguíneo estavam presentes... Foi aí que ele me disse que riscos sempre existem (sim, todos os médicos dizem isso), principalmente numa gestação onde de um momento para o outro começa a apresentar problemas (como no meu caso). Segundo o Dr. Norton, o fato do Danilo ser um bebê pequeno (de acordo com o último ultrassom ele estava pesando 2.300 Kg) poderia sim está diretamente ligado ao envelhecimento da placenta, ele foi franco e para resumir bem a história concluiu dizendo: "Se você chegar a 40° semana de gestação, existe até mesmo o risco do seu bebê falecer na sua barriga... Por isso, gostaria de ouví-los e saber o que vocês acham que deveríamos fazer, esta deve ser uma decisão coletiva entre a equipe médica e os pais".
Confesso que a minha ficha não caiu no primeiro momento, mas logo disse ao Dr. que não gostaria de tomar esta decisão sozinha, pois mesmo entendendo o que ele estava falando continuava leiga para entender todos os detalhes para uma escolha tão importante como essa. Ao final desse papo o Dr. saiu para dividir o nosso caso com um médico diretor na maternidade, de cabeça branca, tamanha a sua experiência na área, se não me engano o nome dele é Dr. José Anderson. E este aconselhou que a minha internação fosse feita para que o Danilo nascesse de cesariana naquele mesmo dia.
Minha barriga gelou, comecei a pensar que a curiosidade de como seria a carinha dele, o cheirinho dele estava prestes a acabar. Mas ao mesmo tempo senti um pouco de medo pois o médico teve que deixar o CTI reservado para caso o Danilo precisasse passar algumas horas.
Preciso resumir muito para este post não ficar cansativo...
De dentro da sala do médico ligamos para a nossa família e todos correram para a maternidade. A partir daí eu só posso contar o que aconteceu na sala de cirurgia, no pós operatório e quarto.

O Parto
Fiquei na sala de espera no máximo 10 minutos e logo o Dr. Norton me chamou e fui em direção a sala de parto cheia de espectativa e nervosismo, rs. A equipe médica me recebeu muito bem, o anestesista precisou me dar um tempinho para finalmente me anestesiar, eu estava nervosa pensando no quanto aquele momento marcaria a minha vida, por isso eu não parava de tremer.
Depois de anestesiada, me cobriram com aquele famoso pano verde que me impedia de ver do meu pescoço para baixo. Uma lágrima rolou e eu pensei: "daqui a alguns minutos vamos conhecer o Danilo". O maridão foi chamado e num instante ouvi o som mais lindo do mundo - Danilo chorou - O Dr. Norton falou a frase mais confortante que eu poderia ouvir naquele momento: "É um garotão saldável, não vai precisar de nenhum cuidado". Ele veio para os meus braços e o mundo parou.


             EU (chorando): "Oi meu filho, seja bem vindo! A mamãe te ama muito, eu queria tanto ver o seu  rostinho..."
             MARIDO (sorrindo): "Oi filhote, papai te ama"
Daí em diante fiquei meio aérea e não consigo dizer mais o que falamos pra ele. A cada choro do Danilo eu me lembro de dizer: "chora mais meu filho, chora que este pulmão é forte" - Eu não tinha ideia de como eu repetiria parte desta frase para ele: "seu pulmão é forte" (no próximo post você vai entender melhor do que estou comentando aqui).
Em seguida o Danilo foi levado pela pediatra para ser examinado, vestido e etc. O maridão foi com eles. Eu perguntei ao Dr. se a placenta parecia envelhecida e ele me disse que não estava tão velha assim.
Fiquei na sala de espera e depois de umas 2 horas me entregaram o Danilo, a pediatra me deu uma exelente notícia, Danilo media 46 cm e pesava 2.705 Kg, isso mesmo ou ele ganhou 405g em três dias ou os dois últimos ultrassons estavam errados neste "detalhe". Após conversarmos rapidamente ela (a pediatra) se despediu de mim me entregando meu "pacotinho branco", rs.


Vou parar este post por aqui, em breve conto para vocês como foram os nossos dias no hospital, até a alta médica.

Um abraço da mamãe feliz :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário